Entre os dias 12 e 15 de maio, Passa e Fica comemorou os seus 60 anos de emancipação política em grande estilo, após passar dois anos sem festas em praça pública devido à pandemia da Covid-19 e aos protocolos necessários para conter o vírus.
A gestão retomou as festas populares em um evento grandioso realizado com recursos próprios do município, com muita diversão e as mais diversas formas de expressões culturais.
Para iniciar, agradecendo e em alusão à padroeira local, Nossa Senhora de Fátima, realizou-se um show religioso com a Irmã Kelly Patrícia, que trouxe aproximadamente 6 mil pessoas à praça pública.
Na sexta-feira (13), aconteceu a abertura oficial do Circuito da Emancipação, do X Festival de Cultura, da X Mostra Cultural e do Festival Gastronômico, programações que atraíram cerca de 8 mil pessoas.
O Circuito da Emancipação teve a participação de 79 atletas, oferecendo premiações de troféus e valores em dinheiro para os vencedores de cada categoria. As modalidades disputadas foram atletismo, ciclismo, corrida de carro de mão e corrida de jegue.
Além dos grupos locais, o X Festival de Cultura trouxe outros de toda a região e até mesmo municípios distantes como Caruaru/PE. Um verdadeiro espetáculo com mais de 40 apresentações culturais incluindo a participação de representações das escolas da rede municipal de ensino.
A X Mostra Cultural teve como tema "Passa e Fica: 60 anos de história e tradição" e contou com a participação de 15 instituições, entre escolas e creches municipais e escolas privadas atuantes na cidade.
Uma excelente novidade desse ano foi o Festival Gastronômico, que oportunizou a oito empreendedores do ramo alimentício atuantes no munícipio que pudessem comercializar seus produtos ao expressivo público que visitou o evento. O sucesso foi tanto que as exposições, inicialmente previstas somente para os dias 13 e 14, foram prorrogadas até o dia 15.
A gestão municipal, sempre pensando no seu povo, trouxe para o palco do Jubileu de Diamante bandas e cantores locais, possibilitando muito forró para matar a saudade de dançar até o sol raiar.
Os atletas do futsal tiveram duas alegrias: participar da Taça da Emancipação e presenciar a reabertura do ginásio poliesportivo Aparecida Ramalho Lisboa, que passou por uma série de melhorias e agora está à disposição dos esportistas passa-fiquenses.
E para fechar com chave de ouro, no domingo, dia 15, ocorreu a grande festa com atrações nacionais levando mais de 12 mil pessoas para a Praça Dr. Luiz Amâncio Ramalho, com swingueira, sertanejo e muito forró de qualidade até amanhecer o dia.
Uma festa inesquecível e, aproveitando o público, o prefeito municipal, Flaviano Lisboa, anunciou a volta de outra grande festividade que não era realizada há vários anos: o Passifolia, o maior carnaval fora de época da região, que ocorrerá no mês de setembro e certamente movimentará ainda mais a economia local.