NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 de março, Dia do Ouvidor

Ouvidor, o agente de mudança na defesa dos direitos do cliente/cidadão, usuários dos serviços públicos e privados

#ADMINISTRAÇÃO POR BIANCA 05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Vacina Há 3 dia(s)

Ultrapassamos 20 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

O município de Passa e Fica acaba de ultrapassar a expressiva marca de 20 mil doses de v [...]

#Educação Há 5 dia(s)

Secretaria de Educação anuncia data de início do ano letivo 2022

As aulas das Creches e Escolas do município começam dia 21 de fevereiro.

#Cultura Há 37 dia(s)

Casa do Artesão de Passa e Fica participa da Maior Feira de Artesanato da América Latina

O Evento está na sua 21ª edição e tem a expectativa de receber cerca de 200 mil visitantes

#Gestão Há 38 dia(s)

Enfermeiros participam de capacitação com o tema Gravidez de Alto Risco

Além dos servidores do município, curs contem participantes de Monte das Gameleiras e Serra de São Bento e Lagoa D'Anta

#Turismo Há 38 dia(s)

Membros do COMTUR participam do curso Instância de Governança Municipal

O curso ministrado por Marília Gonçalves com a realização do SENAC e Governo do RN.

#Educação Há 39 dia(s)

Secretaria de Educação divulga cronograma de Matrícula para o ano letivo 2022

As matrículas serão realizadas de 13 a 30 de dezembro nas referentes escolas e creches municipais.

#Festa Há 40 dia(s)

NOTA INFORMATIVA - FESTA DE NATAL

A Prefeitura de Passa e Fica vem informar que, diante do cenário de incertezas causad [...]

#Gestão Há 43 dia(s)

Capacitação para melhor atender a população na área da saúde

A capacitação dos servidores é um cuidado constante da gestão. Na quinta (02) e sexta-fe [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito