NOTÍCIAS

18-MAI-2022

Passa e Fica: 60 anos de história e tradição

#CULTURA POR SIMONE GENUINO 18 DE MAIO DE 2022

Entre os dias 12 e 15 de maio, Passa e Fica comemorou os seus 60 anos de emancipação política em grande estilo, após passar dois anos sem festas em praça pública devido à pandemia da Covid-19 e aos protocolos necessários para conter o vírus.

A gestão retomou as festas populares em um evento grandioso realizado com recursos próprios do município, com muita diversão e as mais diversas formas de expressões culturais.

Para iniciar, agradecendo e em alusão à padroeira local, Nossa Senhora de Fátima, realizou-se um show religioso com a Irmã Kelly Patrícia, que trouxe aproximadamente 6 mil pessoas à praça pública.

Na sexta-feira (13), aconteceu a abertura oficial do Circuito da Emancipação, do X Festival de Cultura, da X Mostra Cultural e do Festival Gastronômico, programações que atraíram cerca de 8 mil pessoas.

O Circuito da Emancipação teve a participação de 79 atletas, oferecendo premiações de troféus e valores em dinheiro para os vencedores de cada categoria. As modalidades disputadas foram atletismo, ciclismo, corrida de carro de mão e corrida de jegue.

Além dos grupos locais, o X Festival de Cultura trouxe outros de toda a região e até mesmo municípios distantes como Caruaru/PE. Um verdadeiro espetáculo com mais de 40 apresentações culturais incluindo a participação de representações das escolas da rede municipal de ensino.

A X Mostra Cultural teve como tema "Passa e Fica: 60 anos de história e tradição" e contou com a participação de 15 instituições, entre escolas e creches municipais e escolas privadas atuantes na cidade.

Uma excelente novidade desse ano foi o Festival Gastronômico, que oportunizou a oito empreendedores do ramo alimentício atuantes no munícipio que pudessem comercializar seus produtos ao expressivo público que visitou o evento. O sucesso foi tanto que as exposições, inicialmente previstas somente para os dias 13 e 14, foram prorrogadas até o dia 15.

A gestão municipal, sempre pensando no seu povo, trouxe para o palco do Jubileu de Diamante bandas e cantores locais, possibilitando muito forró para matar a saudade de dançar até o sol raiar.

Os atletas do futsal tiveram duas alegrias: participar da Taça da Emancipação e presenciar a reabertura do ginásio poliesportivo Aparecida Ramalho Lisboa, que passou por uma série de melhorias e agora está à disposição dos esportistas passa-fiquenses.

E para fechar com chave de ouro, no domingo, dia 15, ocorreu a grande festa com atrações nacionais levando mais de 12 mil pessoas para a Praça Dr. Luiz Amâncio Ramalho, com swingueira, sertanejo e muito forró de qualidade até amanhecer o dia.

Uma festa inesquecível e, aproveitando o público, o prefeito municipal, Flaviano Lisboa, anunciou a volta de outra grande festividade que não era realizada há vários anos: o Passifolia, o maior carnaval fora de época da região, que ocorrerá no mês de setembro e certamente movimentará ainda mais a economia local.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 25 dia(s)

Monitoramento e Assessoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, o município recebeu representantes do Centro Col [...]

#AssistênciaSocial Há 36 dia(s)

Entrega de enxovais

Na última sexta-feira (20) a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Progr [...]

#AssistênciaSocial Há 40 dia(s)

Campanha Faça Bonito

Na tarde de ontem (18) a secretaria municipal de Assistência Social promoveu uma caminha [...]

#Educação Há 55 dia(s)

Início das aulas de robótica na rede municipal de ensino

A gestão tem como marca a educação pública de qualidade para a população passa-fiquense, [...]

#Saúde Há 64 dia(s)

Prestação de contas da Saúde referente ao ano de 2021

Na última quarta-feira (20), a secretaria municipal de Saúde realizou uma audiência públ [...]

#Educação Há 69 dia(s)

Palestra sobre os cuidados com a voz

16 de abril, Dia Mundial da Voz, criado em 2003 com o intuito de conscientizar a populaç [...]

#AssistênciaSocial Há 76 dia(s)

Tradicional entrega de peixes na Semana Santa

A entrega de peixes na Semana Santa já é uma tradição em Passa e Fica e, nesse ano, 4.31 [...]

#Saúde Há 77 dia(s)

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A Prefeitura de Passa e Fica e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 1ª Conferência [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito