NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 de março, Dia do Ouvidor

Ouvidor, o agente de mudança na defesa dos direitos do cliente/cidadão, usuários dos serviços públicos e privados

#ADMINISTRAÇÃO POR BIANCA 05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 7 dia(s)

Hospital Municipal recebe equipamentos para o novo Centro Cirúrgico

Com a instalação do Centro Cirúrgico, será possível a realização de pequenas cirurgias, evitando o deslocamento de pacientes para outras cidades.

#Município Há 13 dia(s)

Edição 2021 da Semana do Bebê

Terça-feira, 23, foi realizada a abertura da Semana do Bebê no Centro de Referência em A [...]

#Educação Há 14 dia(s)

Apoio a Educação: Prefeitura disponibiliza 5 ônibus para inscritos da prova do ENEM 2021

Os estudantes de Passa e Fica realizam o Exame Nacional do Ensino Médio na cidade de Nova de Cruz/RN

#Educação Há 18 dia(s)

I Encontro de Bandas Marciais, Fanfarras e Filarmônicas

A Prefeitura Municipal de Passa e Fica promoveu nesta segunda-feira (15) o I Encontro de [...]

#Agricultura Há 19 dia(s)

Através de parcerias com a FUNASA e com a CODEVASF, seis poços tubulares profundos serão perfurados no munícipio.

A luta contra a escassez hídrica é prioridade total da gestão e, tendo em vista a incapa [...]

#Prefeito Há 24 dia(s)

Prefeito é empossado Presidente da Junta de Serviço Militar

Na última terça-feira (09) o Prefeito Flaviano Lisboa foi empossado como Presidente da 0 [...]

#Obra Há 33 dia(s)

Prefeitura inicia a limpeza da barragem

O objetivo é aumentar a capacidade e criar regras para bom uso coletivo da água da barragem.

#Turismo Há 41 dia(s)

A ideia é trazer de volta os turistas, desenvolver e movimentar a economia local.

Na tarde da sexta-feira (22), em um evento promovido pelo Sebrae-PB, servidores da Prefe [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito