cisternas-nas-escolas-miniatura.png

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FINALIZA CICLO DE CAPACITAÇÕES DO PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS

 

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de ontem (18) a quarta e última etapa de capacitações de gestores e comunidades escolares que receberão o Projeto Cisternas nas Escolas. O Projeto é fruto de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social através do Programa Água para Todos, executado no semiárido nordestino pela instituição Asa Brasil.

 

No âmbito do Estado do RN serão contempladas 48 escolas, das quais 8 são da rede de ensino de Passa e Fica. As unidades alcançadas receberão cisternas e caixas d'água destinadas ao armazenamento de água potável de qualidade que será utilizada na manipulação de alimentos e produção da alimentação escolar.

 

Além das cisternas e caixas d'água de mil litros, as unidades beneficiadas receberão também dois filtros de barro de 15 litros para assegurar a potabilidade da água armazenada. 

As unidades escolares alcançadas no município serão a Escola Fernando Pereira e a Creche Fernando Pereira, ambas na comunidade do Fernando dos Inácios, a Creche Rita Costa e a scola Manoel Firmino, localizadas no Fernando da Pista, a Escola Joaquim Simões e a Creche Manoel Geraldo, da comunidade da Barra do Geraldo, além da Creche Ociram Damasceno, do Cipoal e da Escola Mário Manso na Lagoa da Carnaúba.

 

A última rodada de treinamentos referentes ao Projeto foi feita na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da secretária da pasta, Adriana Lisboa, e da professora da rede estadual de ensino Ana Almeida, monitora do Projeto, a qual proferiu palestras aos gestores e integrantes das comunidades escolares das unidades beneficiadas.

Concluída mais esta etapa, o próximo passo será a construção dos reservatórios.